Ortóptica

O exame ortóptico é um exame que tem por objetivo avaliar os distúrbios da motilidade ocular, como acontece no estrabismo, onde há envolvimento dos músculos extra-oculares.

O exame é realizado a pedido do oftalmologista, após diagnosticar, em um exame oftalmológico, altrações da motilidade ocular.

O profissional que realiza o exame é o ortoptista. Trata-se de um profissional com curso superior específico e que atua de forma complementar ao oftalmologista.

Num exame ortóptico detalhado é possível identificar e medir eventuais desvios da fixação ocular. Estes desvios muitas vezes não são aparentes,  e podem ser causa de sintomas como falta de concentração à leitura, sonolência, dor de cabeça, entre outros.

Orientação sobre hábitos de leitura e exercícios para tornar o esforço de leitura menos cansativo, são medidas utilizadas em muitas destas situações.

Em casos de estrabismo manifesto, principalmente em crianças, o exame e acompanhamento ortóptico são imprescindíveis para o correto tratamento e obtenção de resultados satisfatórios.