Corpo Clínico   Convênios   Agendamentos   Mapa do Site   English
 
» Biometria
» Campo Visual Computadorizado
» Ceratoscopia Computadorizada
» Estereo-foto de disco óptico
» Laser Amarelo de Estado Sólido
» Laser YAG
» Microscopia especular
» Orbscan
» Ortóptica
» Paquimetria
» Retinografia e Vídeo-Angiografia Digital
» Tomografia de Coerência Óptica
» Ultrassonografia Ocular
» Visão sub-normal
Retinografia e Vídeo-Angiografia Digital
O Instituto Panamericano da Visão dispõe de um  sistema de alta resolução para realização de Retinografia e Vídeo-Angiografia, o VisucamNM/FA (Carl Zeiss Meditec).
 
Trata-se de um equipamento com recursos avançados, podendo-se destacar dentre eles:
  • Totalmente informatizado, utiliza um feixe de laser no lugar da luz para focalizar a retina, o que resulta em maior conforto para o paciente que é assim exposto a uma intensidade menor de luz durante a realização do exame
  • Possibilidade de realização de Angiografia de alta resolução com os corantes Fluoresceína e Indocianina
  • Sistema de filtros de excitação e barreira que permitem a obtenção de imagens do fundo de olho para estudo do depósito sub-retiniano de lipofuscina- FUNDUS AUTOFLUORESCENCE  (FAF) IMAGING
  • Possibilidade de obter fotos coloridas com pupila pequena, sem necessidade de dilatação da pupila. 

A Retinografia é um exame no qual se documenta o fundo de olho através de um registro fotográfico. Podem ser feitas fotos da retina e do disco óptico. Armazenadas digitalmente, as imagens podem ser acessadas a qualquer momento para estudo e comparação com exames anteriores.

A fotografia da retina tem por objetivo documentar eventuais alterações do fundo de olho para estudo e acompanhamento como por exemplo na retinopatia diabética. Fotos do disco óptico também são utilizadas para avaliar alterações na forma e tamanho da escavação do disco óptico, alterações estas que podem estar ligados ao glaucoma, necessitando portanto acompanhamento constante.

Video Angiografia Digital

A informatização e consequente digitalização das imagens obtidas através do retinografo permitem a visualização e edição das imagens, com impressão imediata do exame.

Auto-fluorescência

Retinografia colorida

Angiografia - fotomontagem

 

 INFORMAÇÕES SOBRE O EXAME

  • Angiografia é um procedimento diagnóstico no qual uma rápida seqüência de fotos é feita para documentar a circulação sanguínea da coróide e da retina.
  • Trata-se de um exame que é realizado para avaliar o fundo de olho, a circulação dos vasos da retina e coróide e o disco óptico.
  • É um exame indispensável em inúmeras condições, podendo-se citar a Retinopatia Diabética, a Hipertensão Arterial, as Oclusões Vasculares da Retina, as Degenerações Retinianas, os Descolamentos Serosos, as Inflamações da coróide, retina e disco óptico e muitas mais.
  • Para sua realização, utiliza-se um corante (fluoresceína ou indocianina), que é injetado numa veia do braço, antebraço ou mão.
  • A fluoresceína é um corante que se difunde por toda a pele, deixando-a amarela por algumas horas. O corante é eliminado através dos rins, deixando a urina com uma cor amarela mais intensa por 24 a 36 horas.
  • A Indociniana verde utilizada em alguns exames, é excretada através da bile, corando as fezes de verde. Estes são efeitos colaterais considerados normais com o uso destes corantes.
  • Efeitos indesejáveis com o uso destes corantes, incluem: náuseas, vômitos, prurido (coceira) e reação alérgica mais intensa. Estes efeitos colaterais ocorrem em menos de 0,2% dos pacientes que se submetem ao exame. O extravasamento do corante para fora da veia é doloroso e todos cuidados são tomados para evitar esta ocorrência.
  • Fluoresceína e/ou Indocianina intravenosa geralmente não é administrada a mulheres grávidas, embora não haja evidências científicas que o corante possa ser prejudicial ao feto.

RECOMENDAÇÕES ÚTEIS PARA QUEM VAI SE SUBMETER AO EXAME

  • Não há necessidade de jejum, recomenda-se entretanto, uma alimentação mais leve antes da realização do exame para diminuir os riscos de náuseas e vômitos.
  • Recomenda-se a ingestão de muito líquido após a realização do exame.
  • Informe qualquer tipo de alergia que você apresente.
  • Se você estiver grávida, não é recomendável se submeter ao exame.

 Se você vai se submeter ao exame, clique aquí para imprimir o "Consentimento assinado"

 
 
Newsletter
Receba todas novidades do IPVisão:
 
 
 
Avenida T-8 nº 171 St. Marista, Goiânia - GO CEP 74.150-060 (62) 3096-8000
Copyright 2011 - Instituto Panamericano da Visão Todos os direitos reservados