Visão sub-normal

O setor de visão sub-normal cuida da reabilitação das pessoas com severa limitação da visão, sem possibilidade de melhora com os recursos habituais como óculos.

O especialista em visão sub-normal vai avaliar o potencial de visão destes pacientes e analisar a utilização da visão residual.

São encaminhadas ao departamento de visão sub-normal, pessoas  com diminuição ou perda da visão central como ocorre por exemplo na degeneração macular, e aquelas com perda de campo visual como ocorre na retinose pigmentar


Diversos recursos estão disponíveis, como lupas, tele-lupas, sistemas de vídeo, dentre outros, que devem ser testados para escolha daquele mais adequado à condição do paciente. 
 

Lupa

Telelupa

CCTV

Além destes recursos, medidas simples como melhora do ambiente doméstico, iluminação adequada, textos ampliados, uso de fontes maiores no computador, dentre outros, fazem parte do conjunto de orientações que deve auxiliar na reabilitação destas pessoas.

Crianças com severa limitação visual necessitam orientação e acompanhamento adequados, principalmente na escola. No link Orientações, o Instituto Panamericano da Visão disponibiliza um documento de ajuda e orientação para as professoras que também pode ser acessado aquí:

A escola e a criança com visão sub normal