Campo Visual Computadorizado

Campo visual computadorizado

Instituto Panamericano da Visão dispõe de 2 campímetros computadorizados, Humphrey® HFA II i, utilizados para o exame do campo visual.

Contando com recursos e  softwares  específicos e atualizados, estes equipamentos  avaliam o campo visual, permitindo a comparação  dos exames realizados  por um determinado  paciente e também a comparação  dos exames deste paciente  com a população em geral, através de um banco de dados do equipamento.

Como é realizado o exame?

O campo visual é realizado em uma sala com diminuição de luminosidade. O paciente fica corretamente posicionado em frente a um aparelho que mostrará pontos de luz com várias intensidades em diversos lugares da cúpula. O paciente deverá acionar uma campainha em sua mão em resposta ao estímulo percebido. É muito importante que não haja movimentação ocular durante o exame, para isso, o paciente verá uma luz de fixação dentro do aparelho.

Dentre as principais indicações para a realização do campo visual estão o glaucoma  (ou a suspeita de glaucoma) e as doenças neurológicas.

O exame depende exclusivamente das respostas dadas pelo paciente. Por isso, é necessária atenção durante o procedimento, para que o resultado seja o mais confiável possível.

Como saber se preciso de campimetria?

Se você acha que pode ter algum problema de visão, é importante buscar atendimento oftalmológico o mais rápido possível. Somente assim você será capaz detectar a necessidade de fazer o exame.

Já que você está sabendo mais sobre o exame de campo visual computadorizado, que tal marcar uma consulta?

Open chat