Laser YAG

Laser YAG 

Durante a cirurgia de catarata, na técnica atualmente em uso com implante de lente intra-ocular, a catarata é reduzida a minúsculos fragmentos que são aspirados por uma sonda introduzida no olho através de uma pequena abertura.

Para suporte da lente intra-ocular a ser implantada, a técnica cirúrgica prevê a preservação de uma fina membrana: a cápsula posterior do cristalino.

Com o passar do tempo, esta cápsula pode perder sua transparência, causando novamente embaçamento da visão, o que muitos pacientes interpretam como um retorno da catarata.

A piora da visão nestes casos não é, entretanto, um problema grave. Criar uma pequena abertura na membrana opaca permite a restauração da visão na maior parte dos casos.

Esta abertura pode ser feita utilizando-se um tipo de laser: o YAG. Trata-se de um procedimento ambulatorial, sem necessidade de internação, realizado com o paciente sentado, com uso de colírio anestésico.

O Instituto Panamericano da Visão utiliza um equipamento de última geração (Canon CR-1, Non-Mydriatic Retinal Imaging), para a obtenção de fotos digitalizadas do disco óptico com alta resolução e qualidade. Trata-se de um equipamento digital que incorpora todos os recursos disponíveis na atualidade.

Para o paciente, deve-se destacar o conforto durante a realização do exame, pois além de não haver necessidade de dilatar a pupila (não-midriático), a luz emitida pelo aparelho é de baixa intensidade.

Open chat