Calázio

Calázio

O calázio é um pequeno inchaço ou caroço que surge na pálpebra devido a uma glândula obstruída (responsável por liberar secreções e líquidos que lubrificam o olho). Pode começar como uma pequena área vermelha e sensível, e dias depois, pode evoluir para um caroço indolor.

O calázio pode se manifestar tanto na pálpebra inferior quanto na pálpebra superior, em qualquer idade, não sendo contagioso, nem maligno. É uma patologia mais frequente em pacientes com problemas de acne, seborreia e rosácea.

Alguns calázios não precisam de tratamento. Compressas quentes podem ajudar com os nódulos maiores. O calázio duradouro pode precisar ser removido por um médico.

Sintomas

O calázio começa com uma pequena área que pode ficar vermelha, inchada e dolorida ao toque. Depois de alguns dias, a dor geralmente passa e um cisto ou caroço permanece.

Você também pode ter:

  • Área sensível;
  • Aparecimento de cisto ou caroço;
  • Aumento gradativo da lesão;
  • Irritação no olho;
  • Visão embaçada ou distorcida;

 Causas

O calázio ocorre quando a abertura de uma glândula produtora de óleo na pálpebra fica obstruída. As glândulas produtoras de óleo revestem as pálpebras e ajudam a lubrificar a superfície do olho. Quando a abertura da glândula fica bloqueada, o óleo volta para dentro da glândula, fazendo com que a pálpebra inche. Como consequência, uma inflamação pode surgir no local e, com o tempo, tem-se a formação de um caroço (ou granuloma) firme e sólido na pálpebra.

Fatores de risco

Geralmente, o calázio ocorre com mais frequência em adultos do que em crianças. Alguns quadros clínicos podem aumentar a pré-disposição para o surgimento do calázio:

  • Inflamação da pálpebra (blefarite)
  • Doenças de pele como dermatite seborreica ou acne rosácea
  • Diabetes
  • Pacientes que já tiveram calázio

Tratamento

O calázio costuma desaparecer em dias ou semanas sem tratamento. Porém, certos cuidados ou medicamentos podem acelerar o processo:

Compressas quentes podem ajudar a desobstruir a glândula responsável por liberar secreções e líquidos que lubrificam o olho. Siga esses passos:

Umedeça uma toalha limpa em água morna (não quente).
Torça e coloque-a sobre as pálpebras fechadas por 5 minutos.
Molhe novamente conforme necessário para mantê-lo aquecido.

Faça uma solução com metade de um xampu para bebê e metade com água. Coloque um pano limpo sobre o dedo indicador e mergulhe-o na mistura.

Feche um olho. Esfregue suavemente a toalha sobre os cílios e a borda das pálpebras por cerca de 30 segundos para soltar o óleo entupido. Aplique uma leve pressão ao longo dos cílios para espremer a oleosidade entupida das glândulas atrás dos cílios.
Enxágue bem com uma toalha limpa, quente e úmida. Seque apalpando. Em seguida, faça o outro olho.

Dependendo da causa, seu médico pode recomendar algum medicamento ou incisão no consultório (sob anestesia local) para drenar o calázio.

Open chat