Cirurgia de Retina e Vítreo

A finalidade da cirurgia é recolocar a retina deslocada no local correto. O alinhamento pode ser feito de diversas maneiras. A técnica utilizada será determinada de acordo com o resultado dos exames pré-operatórios.

Quais são as indicações da cirurgia?

A intervenção cirúrgica é recomendada para a maioria dos casos de deslocamento de retina. A definição da técnica empregada depende do grau e avanço da doença.

A cirurgia causa dor?

O procedimento é indolor, pois o paciente é anestesiado. A recuperação pode trazer alguns desconfortos, que são controlados com analgésicos e anti-inflamatórios.

Quais são os riscos?

Toda cirurgia pode trazer riscos, que neste caso são muito baixos. A probabilidade de redescolamento de retina é rara. O acompanhamento feito pelo médico é muito importante após a operação.

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

A cirurgia pode variar entre 10 minutos e 1 hora, dependendo da técnica utilizada. O pós-operatório dura de sete a 15 dias.

Orientações ao paciente

O paciente deve repousar, utilizar corretamente os medicamentos indicados e marcar consultas periódicas.

2) Vítreo:

O procedimento retira o vítreo, líquido que compõe o interior dos olhos. A cirurgia é indicada para o tratamento de inúmeras doenças que afetam a retina e o vítreo.

Quais são as indicações da cirurgia?

Recomendada para qualquer patologia que distorça a mácula. Também é indicada para casos de hemorragia vítrea, tromboses venosas, descolamento da retina, entre outras.

A cirurgia causa dor?

A cirurgia não causa dor, pois é feita anestesia local e sedação. O paciente pode sentir alguns desconfortos durante a recuperação. Medicamentos para dor e inflamação podem ser indicados para auxiliar o processo.

Quais os riscos?

Toda cirurgia pode ter contratempos. Neste caso, os riscos são muito baixos.

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

O procedimento dura aproximadamente 1 hora. O pós-operatório pode variar entre sete e 15 dias.

Orientações ao paciente:

Para uma recuperação mais eficaz, o paciente deve repousar, utilizar corretamente os medicamentos indicados e marcar consultas periódicas.

Open chat