Miopia

A miopia é um distúrbio visual progressivo que resulta em visão deficiente à distância. Se a miopia for grave, também poderá prejudicar a visão de perto. Ocorre quando o formato do seu olho faz com que os raios de luz se curvem (refratem) incorretamente, focalizando as imagens na frente da retina ao invés de ocorrer na retina.

A miopia pode se desenvolver gradualmente ou rapidamente, geralmente piorando durante a infância e a adolescência. A miopia tende a ser hereditário.
Um exame oftalmológico básico pode confirmar a miopia. Você pode compensar o desfoque com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

Sintomas

Alguns dos sinais e sintomas da miopia incluem:

  • Fadiga ocular
  • Dores de cabeça
  • Apertar os olhos para ver corretamente
  • Dificuldade em ver objetos distantes, como sinais de trânsito ou um quadro-negro na escola.

Esses sintomas podem se tornar mais evidentes quando as crianças têm entre 8 e 12 anos de idade.

Causas

As causas da miopia podem ser três:

Alteração da curvatura da córnea (a mais frequente): a córnea é mais curva que o normal e leva à formação da imagem dos objetos antes de chegar à retina.
Axial: a miopia ocorre quando o comprimento do olho é maior do que o comprimento ótico. Tratam-se de miopias de grau elevado e, geralmente, evolutivas ao longo da vida. Veja mais em miopia patológica.
Miopia de índice: É uma miopia tardia que aparece, normalmente, depois dos 60 anos, quando as pessoas têm cataratas nucleares. Estas levam ao aumento do índice refrativo do cristalino, permitindo uma boa acuidade visual ao perto, mesmo sem óculos.

Tratamento

Não existe um método melhor para corrigir a miopia. A correção mais adequada para você depende de seus olhos e de seu estilo de vida.

Óculos ou lentes de contato são os métodos mais comuns de correção dos sintomas da miopia. Eles funcionam reorientando os raios de luz na retina, compensando o desfoque.

Em outros casos, as pessoas podem optar por corrigir a miopia por meio da cirurgia refrativa, procedimento cirúrgico usado para corrigir ou melhorar a visão, remodelando a córnea ou a superfície frontal do olho, ajustando com eficácia a capacidade de foco do olho.

Em casos de paciente com quadro clínico de catarata, a correção poderá ser feita com a implantação de lentes intraoculares que substituem o cristalino opacificado e que são capazes de também corrigir o erro refrativo.

Open chat