Ceratoscopia Computadorizada

Ceratoscopia

A ceratoscopia computadorizada, ou topografia computadorizada da córnea, é um exame que avalia a topografia da superfície anterior da córnea. A córnea é hoje  melhor avalia através do mapa corneano tridimensional, exame este realizado no Orbscan.

O exame serve para diagnosticar, principalmente, o ceratocone, mas também é indicado para os casos de astigmatismo irregulares, pré-operatórios de cirurgia refrativa, pré-operatório de cirurgia de catarata, para adaptação de lentes de contato, pós-operatório de transplante de córnea entre outros casos.

Como o exame é realizado?

A ceratoscopia é um procedimento simples, realizado em consultório, com duração aproximada entre 5 e 15 minutos. Para realizar esse exame não é necessário que haja dilatação da pupila, até porque não será avaliada, e pode ser recomendado que a pessoa não use lentes de contato 2 a 7 dias antes do exame, mas essa recomendação depende da orientação do médico e do tipo de lente utilizado.

Para realizar o exame, a pessoa é posicionada num aparelho que reflete vários anéis de luz concêntricos, conhecidos como anéis de Plácido. A córnea é a estrutura do olho responsável pela entrada da luz e, por isso, de acordo com a quantidade de luz refletida é possível verificar a curvatura da córnea e identificar alterações.

 

Open chat