Pterígio

Pterígio, também conhecido por “carne nos olhos” ou “carne crescida”, nada mais é do que o crescimento da conjuntiva que avança sobre a córnea (camada transparente mais externa do globo ocular), ou seja, invade a superfície ocular, em direção ao centro, podendo atingir a pupila.

Geralmente o pterígio pode progredir de forma lenta e parar de evoluir temporariamente, mas também voltar a se desenvolver a qualquer momento. Em casos mais avançados do problema, é possível que continue crescendo até atingir o eixo visual e afetar a visão.

Esse tumor benigno costuma ter o formato de uma cunha. Um pterígio geralmente não causa problemas ou requer tratamento, mas pode ser removido se interferir na sua visão.

O que causa isso?
A causa exata do pterígio não é conhecida. Uma explicação é que a exposição excessiva à luz ultravioleta (UV) pode levar a esses crescimentos. Ocorre com mais frequência em pessoas que vivem em climas quentes e passam muito tempo ao ar livre em ambientes ensolarados ou ventosos. Pessoas cujos olhos são expostos a certos elementos regularmente têm maior risco de desenvolver essa condição. Esses elementos incluem:

  • Pólen
  • Areia
  • Fumaça
  • Vento

Quais são os sintomas?
O pterígio nem sempre provoca sintomas. Quando acontece, os sintomas geralmente são leves. Os sintomas comuns incluem vermelhidão, visão turva e irritação nos olhos. Você também pode sentir uma sensação de queimação ou coceira. Se um pterígio crescer o suficiente para cobrir sua córnea, ele pode interferir em sua visão. O pterígio espesso ou maior também pode fazer com que você sinta que tem um objeto estranho no olho. Talvez você não consiga continuar usando lentes de contato quando tiver um pterígio devido ao desconforto.

Quão sério é isso?
Um pterígio pode causar cicatrizes graves na córnea, mas isso é raro. Cicatrizes na córnea precisam ser tratadas porque podem causar perda de visão. Para casos menores, o tratamento geralmente envolve colírios ou pomadas para tratar a inflamação. Nos casos mais graves, o tratamento pode envolver a remoção cirúrgica do pterígio.

Como é diagnosticado?
Diagnosticar um pterígio é simples. Seu oftalmologista pode diagnosticar essa condição com base em um exame físico usando uma lâmpada de fenda. Esta lâmpada permite que o médico veja seu olho com a ajuda de uma ampliação e iluminação forte. Se necessário, alguns testes adicionais serão solicitados:

Teste de acuidade visual: Este teste envolve a leitura de letras em um gráfico de olho.
Topografia da córnea: Esta técnica de mapeamento médico é usada para medir as mudanças de curvatura em sua córnea.
Documentação fotográfica: Este procedimento envolve tirar fotos para monitorar a taxa de crescimento do pterígio.

Como é tratado?
Um pterígio geralmente não requer nenhum tratamento, a menos que esteja bloqueando sua visão ou causando um grande desconforto. Seu oftalmologista pode querer verificar seus olhos ocasionalmente para ver se o tumor está causando problemas de visão.

Remédios
Se o pterígio estiver causando muita irritação ou vermelhidão, o médico pode prescrever colírios ou pomadas para os olhos que contenham corticosteroides para reduzir a inflamação.

Cirurgia
O médico pode recomendar cirurgia para remover o pterígio se colírios ou pomadas não proporcionarem alívio. A cirurgia também é feita quando o pterígio causa perda de visão ou uma condição chamada astigmatismo, que pode resultar em visão embaçada. Você também pode discutir procedimentos cirúrgicos com seu médico se quiser que o pterígio seja removido por motivos estéticos.
Existem alguns riscos associados a essas operações. Em alguns casos, o pterígio pode retornar após ser removido cirurgicamente. Seu olho também pode ficar seco e irritado após a cirurgia. O médico pode prescrever medicamentos para fornecer alívio e reduzir o risco de o pterígio voltar a crescer.

Como posso prevenir o pterígio?
Se possível, evite a exposição a fatores ambientais que podem causar um pterígio. Você pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de um pterígio usando óculos escuros ou um chapéu para proteger os olhos da luz solar, do vento e da poeira. Seus óculos de sol também devem fornecer proteção contra os raios ultravioleta (UV) do sol.

Open chat