Astigmatismo

O astigmatismo é uma imperfeição comum e, geralmente tratável, na curvatura do olho que causa visão turva para longe e perto. O astigmatismo ocorre quando a superfície frontal do olho (córnea) ou o cristalino (dentro do olho), tem curvas incompatíveis. Ao invés de se ter uma curva como uma bola redonda, a superfície é em forma de ovo. Isso causa visão desfocada acompanhada, em boa parte, de dor ocular, dor de cabeça, fotofobia e/ou intolerância à luz.

O comprometimento da visão varia na dificuldade tanto para longe quanto para perto, bem como pode vir acompanhada de miopia ou hipermetropia.

Sintomas

Os sinais e sintomas de astigmatismo podem incluir:

  • Visão turva ou distorcida
  • Tensão ocular ou desconforto
  • Dores de cabeça
  • Dificuldade com visão noturna
  • Estrabismo
  • Fotofobia e/ou intolerância à luz

Quando ver um médico

Consulte um oftalmologista se os seus sintomas oculares interferirem na sua capacidade de realizar as tarefas diárias. Um oftalmologista pode determinar se você tem astigmatismo e, em caso afirmativo, qual o grau. O mesmo poderá aconselhá-lo sobre suas opções para corrigir sua visão.

Crianças e adolescentes

Pacientes com esse quadro costumam ter pouca percepção do quadro clínico, pois se habituaram àquela situação. É importante que os pais mantenham sempre os check-ups oftalmológicos em dia.

Causas

As causas do astigmatismo são desconhecidas, porém, normalmente o erro refrativo está presente desde o nascimento. Normalmente, o defeito está na curvatura da córnea cuja forma é mais ovalada do que redonda. Neste caso, a curvatura da córnea é assimétrica, desfocando assim, a visão.

O astigmatismo pode também ser induzido por outras doenças oculares, como é o caso do ceratocone, pterígio, entre outras.

Diagnóstico

O astigmatismo é diagnosticado por um exame oftalmológico que envolve uma série de testes para examinar diferentes aspectos dos olhos e visão. A partir dessa avaliação o médico é capaz de determinar a prescrição necessária para fornecer uma visão clara.

Tratamento

O objetivo do tratamento do astigmatismo é melhorar a clareza da visão e o conforto dos olhos.
Em geral, o astigmatismo pode ser corrigido através de óculos ou lentes de contato. A correção cirúrgica também é possível, por meio da cirurgia refrativa ou implante de lentes intraoculares, para os portadores de catarata.

  • Óculos: São feitos com lentes que ajudam a compensar o formato irregular do olho. As lentes fazem com que a luz se direcione para o olho corretamente. Os óculos também podem corrigir outros erros de refração, como miopia ou hipermetropia.
  • Lentes de contato: Como os óculos, as lentes de contato podem corrigir a maioria dos casos de astigmatismo. Elas estão disponíveis em uma variedade de tipos e estilos.
  • Cirurgia refrativa: A cirurgia refrativa melhora a visão e reduz a necessidade de óculos ou lentes de contato. O cirurgião usa um feixe de laser para remodelar as curvas da córnea, o que corrige o erro refrativo. Antes da cirurgia, os médicos irão avaliá-lo e determinar se você é um candidato à cirurgia refrativa. Os resultados cirúrgicos são ótimos, se tivermos em conta os exames complementares de diagnóstico, as indicações e contra indicações das técnicas cirúrgicas, baseados na idade, valores e estabilização do astigmatismo.
Open chat